Saiba mais

Meus clientes são organizações operando na America Latina que tem como objetivo melhorar seus resultados de negócios através de programas de marketing e comunicação inovadores que irão posicionar suas marcas como líderes em seus segmentos, ao mesmo tempo em que constroem relacionamentos duradouros e sustentáveis com todas as suas audiências, internas e externas.

Eu ofereço consultoria, programas e ferramentas de conhecimento e treinamento nas áreas de desenvolvimento de mensagens e proposições de valor, relações com a mídia, comunicação interna, gerenciamento de temas sensíveis e de situações de crises, relações governamentais, iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, construção de marcas e inovação.

Com mais de 30 anos de experiência e um histórico de sucesso na construção de marcas eu aporto riqueza de conhecimentos e sou um recurso unicamente qualificado para operar em mais de 31 países da região.

Como diretor sênior de relações corporativas do McDonald's para a America Latina eu fui responsável pelas áreas de relações com a mídia, comunicação interna, gerenciamento de temas sensíveis e de situações de crises, relações governamentais e iniciativas de responsabilidade social. Viajei extensivamente e desenvolvi uma rede contatos na região:
• Implementei 4 cursos de Relações corporativas e treinei 41 pessoas de 11 países;
• Desenvolvi e implementei planos de relações corporativas e programas de relações governamentais para Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e Porto Rico.
• Desenvolvi e implementei planos de gerenciamento de crises no Chile e El Salvador.
• Desenvolvi o 1º manual de crises do McDonald's para a America latina.
• Liderei a equipe de gerenciamento de crises acompanhado e aconselhando equipes locais em tempo integral (24/7)

Como diretor de marketing e comunicações do McDonald's Brasil por 12 anos, eu liderei numerosos casos de sucesso e a significativa expansão dos programas e operações de marketing e comunicação, multiplicando por 10 o número de restaurantes no país. A marca McDonald's é reconhecida no Brasil como:
• Melhor empregador (revista Exame)
• Uma das 10 marcas mais admiradas (revista Carta Capital)
• Uma das 10 empresas líderes em responsabilidade social (revista Exame)
• Anunciante do Ano '98 ( Prêmio Caboré)
• Fundei o Instituto Ronald McDonald e consolidei o McDia Feliz como o maior evento arrecadador de fundos para o tratamento de crianças com câncer no Brasil (1,658,000 Big Macs vendidos em um único dia). Já foram arrecadados mais de U$30 milhões nos últimos 20 anos.
• Fui membro do conselho mundial de marketing do McDonald's e trabalhei na equipe que desenvolveu o plano estratégico da promessa da marca McDonald's.
• Participei da equipe mundial que propôs a arquitetura estratégica global e desenvolvimento futuro da marca McDonald’s

Minha experiência prévia como publicitário dá mais evidência de um profissional de marketing e comunicação completo. Liderei 3 das mais importantes agencias de propaganda no Brasil e na America Latina. Atendi 39 dos mais importantes anunciantes. Posicionei marcas líderes e produzi propaganda de classe mundial.

Como gerente geral da McCann Erickson no Chile:
• Levei a agência do 3º a 1ª posição no ranking chileno (Ad Age `90)
• O faturamento cresceu 3½ vezes mais rápido que a indústria e 2½ vezes mais rápido em US$ constantes.
• A McCann Chile se tornou a mais lucrativa dos 144 escritórios e agencias do grupo Interpublic no mundo.
• A conversão de receita se tornou o dobro dos targets mundiais.
• Criei 45 novos empregos e liderei uma equipe de 120 profissionais.

Como gerente geral da McCann Erickson no Rio de Janeiro:
• Liderei as equipes de novos negócios que conquistou as contas de McDonald's, Gillette, Heineken, Intergold e Fininvest.
• Desenvolvi e implementei planos e estratégias para a marca Coca-Cola durante o relançamento da Pepsi Cola.
• Liderei uma equipe de 110 profissionais.

Como diretor de contas da J. Walter Thompson no Rio de Janeiro fui responsável pelas contas da Souza Cruz (BAT), SC Johnson, De Beers, RJ Reynolds, Pepsi - Cola e Royal/Nabisco.

Como diretor de contas da Young & Rubicam em São Paulo fui responsável pelas contas da Johnson & Johnson, American Home (Anakol), Cyanamid, Chrysler e Richardson Vicks.

Comecei minha carreira na Young & Rubicam em Nova York onde fui o primeiro latino a participar do programa de 2 anos de treinamento para MBA's por recomendação direta do fundador da agência, Raymond Rubicam. Trabalhei como executivo de contas para as marcas Shower to Shower (J&J), Spic & Span (P&G) and Log Cabin syrups (GF).

Sou formado em administração de empresas pela UERJ e fiz o mestrado na Thunderbird Graduate School, no Arizona. Sou fluente em Português, Inglês e Espanhol.