quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Getulismo, o Lulismo e o roubo do nosso futuro!

Prever o futuro fascina a humanidade e aproxima cientistas, espiritualistas, místicos, executivos, profetas e políticos.
A maioria dos autores atribui o desenvolvimento de cenários futuros aos militares americanos na década de 50 e 60. Herman Kahn é considerado o "pai" da matéria por seu trabalho na Rand Corporation. 
Na década de 70 o desenvolvimento de cenários futuros foi abraçado por diversas instituições academicas e por grandes empresas como a Shell e a General Electric. No início da década de 80 a maioria das grandes organizações já adotava o desenvolvimento de cenários e o planejamento de longo prazo. Coisa de 25 a 30 anos para a frente. 
No mundo dos negócios, cenários futuros e o planejamento estratégico são usados para minimizar a incerteza, inspirar confiança no sucesso futuro das organizações, prever mudanças, criar mercados que ainda não existem, satisfazer necessidades ainda não articuladas por consumidores, enfim para desenvolver um ponto de vista coletivo sobre o futuro de uma organização.
No McDonald's, uma simples rede de lanchonetes, por exemplo, já pensávamos em 2001, na arquitetura estratégica da marca para o ano 2025!

“SE VOCÊ NÃO TEM UMA ESTRATÉGIA... SE TORNARÁ PARTE DA ESTRATÉGIA DE ALGUÉM.” - ALVIN TOFFLER

Governos usam o desenvolvimento de cenários e o planejamento estratégico para formular políticas públicas.
No Brasil um bom exemplo é a Estratégia Nacional de Defesa ver http://www.scribd.com/doc/33184049
Um mau exemplo está previsto para ser entregue ao Presidente Lula pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, no próximo dia 30 de Junho. Chama-se Brasil 2022 e pode ser acessado e comentado no site da SAE no endereço http://www.sae.gov.br/brasil2022/
Estou curioso para conhecer o que o plano prevê para a área de "comunicação pública" uma vez que o texto ainda não tinha sido recebido pela SAE até a data de hoje... duas semanas antes do prazo de entrega formal do documento. (Planejamento tem dessas coisas... né?).

Um projeto de poder

O plano em si fala da importância estratégica de cada ministério, elenca as realizações de cada área durante os 8 anos de governo Lula e lista uma série de ações para os próximos 12 anos. Não é um plano de metas!
É uma autêntica carta para o Papai Noel!
Vocês podem achar a crítica superficial. Ela certamente será tão superficial quanto o uso que o destinatário dará ao plano!
Porque usar um prazo tão curto na vida de um país? 12 anos?
Porque um plano chamado Brasil 2022?
Ora, porque em 2022 estaremos celebrando o bicentenário de nossa Independência responderiam os mais crentes! Um legado para a pátria!

"Bolas!!... teria dito a rainha... se eu as tivesse seria rei!

Não passa de mais uma peça a ser usada em campanha!
Na cabeça de um político com alucinações maníacas, planejamento estratégico é projeto de poder!
Na cabeça de Lula ele já não está mais competindo com FHC... ele quer ser maior que Getúlio Vargas!
Getúlio Vargas foi presidente da república do Brasil por 18 anos e meio divididos em dois períodos. Lula também quer governar por dois períodos separados pelo mandato tampão de sua marionete! Ah! Se a constituição permitisse... não teríamos este trabalho todo... né? 
Fico aqui imaginando se o Aécio e o Serra não fizeram essas contas também! Ora, ganhando a marionete, Lula voltaria ao 3º andar do Palácio do Planalto em 2014, para só sair dali oito anos depois, em 2022 (mera coincidência com o nome do plano) completando 20 anos de poder! 
Outra coincidência! Getúlio tinha 69 anos quando se elegeu em 1951. A mesma idade que Lula terá em 2014!
As coincidências param por aí porque não desejo nem de longe o fim trágico de Getúlio para ninguém... nem para o Lula! 
Lula teria dito que o Brasil é um país que tem pouco tempo de democracia e que a alternância de poder é muito importante!
É mesmo? Ué? Não foi o Lula que disse que mudou de nome e será Dilma na cédula de votação? Não foi a Dilma que na convenção do PDT lembrou a trajetória de Getúlio? ”Nós podemos dizer hoje que somos a continuidade desse processo”! 
Vocês podem achar que eu (como o Lula) estou alucinando e afirmar que tudo isso não passa de uma vã teoria da conspiração sem nenhuma base científica.
E eu pergunto qual é a base científica do lulismo?
Um plano que estabelece metas que não são realistas, mensuráveis e passíveis de cobrança, só serve para perpetuar o poder e roubar nosso futuro!!!
"Teorias da conspiração existem? Sim, pelo menos umas 10,000 em um determinado momento (...) raramente tem sucesso e quando acontecem só desapontam os conspiradores!" - Alvin Toffler
Vocês tem 3 eleições pela frente para me desapontar e provar que eu estava errado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário