segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coitado do Tobias... morreu em vão!

Dizem que pessoas tomam boas decisões porque tem experiência e que, por outro lado, a experiência é produto das más decisões que as pessoas tomam!
Oscar Wilde disse que experiência é o nome que damos aos nossos erros.
Aldous Huxley disse que experiência não é o que acontece a um ser humano, mas o que o ser humano faz com o que acontece com ele!
Já o Zé Dirceu falando sobre a escolha pela luta armada e por viver de forma clandestina durante muitos anos disse em entrevista a Maria Gabriela que:

"foi um entusiasmo e uma ânsia juvenil de mudar o mundo... Não fizemos nada de absurdo. Foi um erro totalmente justificável. Não me arrependo de nada. Fizemos o que tinha de ser feito, mas talvez de uma forma errada".

 No dia 1º de Abril de 1964 eu tinha 14 anos de idade e essa era a cena em frente à minha casa. O tanque estacionado na Rua Gago Coutinho que protegia a entrada para o Palácio das Laranjeiras apontava seu canhão para o edifício Michigan na Rua das Laranjeiras, 91 onde eu morava. (Provavelmente eu era um dos moleques na foto!). 

 Naquele ano eu estudava (graças a uma bolsa de estudos) na 4ª série "B" do ginasial do Colégio Santo Antonio Maria Zaccaria (do inesquecível amigo e padre Vicente Adamo) na Rua do Catete.
Quatro anos mais tarde em 1968 (o ano que não terminou) já com 18 anos eu também sentia a ânsia juvenil de mudar o mundo e já tinha tacado pedra na embaixada americana, jogado bolinha de gude para derrubar os cavalos da polícia na Avenida Rio Branco, corrido da polícia na passeata dos cem mil, assistido inúmeros comícios relâmpagos feitos por outros jovens como eu, Franklin Martins, Jean Marc Von der Weid, Luís Travassos, Vladimir Palmeira e tantos outros.

As escolhas que a gente faz!

O ponto de inflexão veio em 1969. Segundo o Miguel Gustavo éramos 90 milhões em ação. Zé Dirceu e aproximadamente 12,000 (ou 1 em cada 7,500) brasileiros escolheram a via da contestação, da luta armada ou foram afetados por essa escolha.
424 brasileiros perderam a vida (lamento cada perda) inclusive um colega de ginásio, o Tobias Pereira Junior (o Josias), que estudava na 4ª série "A" do Colégio Zaccaria e que foi morto na guerrilha do Araguaia no início dos anos '70.
Nada contra as escolhas que as pessoas fazem na vida.
Eu admiro e respeito estas escolhas. Por exemplo no ano de 1969:
  • O Lula (24) entrava para o sindicato;
  • O Zé Dirceu (23) era trocado pelo embaixador americano;
  • A Dilma (22) estava na clandestinidade;
  • O José Serra (27) já estava exilado pela 2ª vez;
  • O Pelé (29) marcava seu milésimo gol;
  • O Ted Kennedy (37) caia da ponte em Chappaquiddick;
  • O Neil Armstrong (39) andava na Lua;
  • O Nelson Mandela (51) já tinha passado 7 dos 28 anos que passou na prisão!
Em 1969 já com 19 para 20 anos de idade eu precisava trabalhar de dia e estudar na faculdade à noite para me sustentar. Por isso fiz a escolha de ganhar o mundo sem jamais abandonar a idéia de mudá-lo. Fiz a mesma escolha que a imensa maioria dos brasileiros (7,500:1) naquele ano.
Escolhi o trabalho, a honestidade, o exemplo. Não fui para a luta armada. Fui à luta pela vida!
Casei em '73 e continuo casado, criei 3 lindas filhas. Nunca deixei de acreditar na democracia.
Nunca perdi a oportunidade de um voto para mudar o meu país... para melhor!
Também acho que fiz o que tinha que fazer, só que ao contrário de Zé Dirceu, fiz a coisa certa e da forma certa e também não me arrependo!
Quem errou, quem não aprendeu com a experiência, e continua errando é o Zé Dirceu!
Afinal das contas é ele, Dilma Rousseff, Tarso Genro, Paulo Vanucchi, Franklin Martins, Carlos Minc, Fernando Pimentel, José Genoino e tantos outros "guerrilheiros" que ocupam altos cargos em um governo que, pasmem, se alia à mesma gente inescrupulosa que eles tanto combateram.
Tudo com um único objetivo e o mesmo fim... um projeto de poder.
Pior, um projeto de manter o poder!
Zé Dirceu trocou a ânsia juvenil de mudar o mundo pelo cinismo adulto de manter o poder!
Coitado do Tobias... morreu em vão!

2 comentários:

  1. Pois é meu caro Ronaldo mais até agora ninguém conseguiu tirar essa gente do nosso cenário, eles estão em todos os lugares, tomarão conta de tudo e de todos. Se tudo correr bem nós estamos fu....!!.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Enfim alguém que fala o mesmo que eu, embora com experiência bem diferente no período. triste ver essa gente que dizia querer mudar o mundo repetir as mesmas receitas, embora de maneira muito mais desastrada e desonesta, que tanto condenaram nas gerações anteriores.

    ResponderExcluir