terça-feira, 21 de setembro de 2010

O PT e a doença da Vaca Louca

A encefalopatia espongiforme bovina, vulgarmente conhecida como doença da vaca louca ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado doméstico bovino. - Wikipédia
A doença foi diagnosticada pela primeira vez no início dos anos 80 e vários surtos aconteceram nos anos seguintes. O maior deles no ano de 1996.
Eu era diretor de marketing e comunicações do McDonald's no Brasil e membro do conselho mundial de comunicações da marca durante todo este período.
Fizemos um esforço gigantesco gastamos zilhões de dólares em programas de segurança alimentar.
Para assegurar aos clientes que a qualidade dos alimentos que eles consumiam nos restaurantes era tão boa, senão superior à que eles consumiam nas suas casas foi criado um programa chamado "Portas Abertas".
Acho que programa existe até os dias de hoje. Se desejar um cliente pode solicitar e entrar na cozinha de qualquer restaurante, visitar os fornecedores e verificar pessoalmente a procedência e os cuidados que são tomados no processamento de cada um dos ingredientes consumidos no seu lanche.

Caraca?!?
O que o PT tem a ver com a Vaca Louca?

Pois é! Eu conhecia o Zé Dirceu de nome desde 1968 (o ano que não terminou). Aos 18 anos, eu também sentia a ânsia juvenil de mudar o mundo como o José Dirceu revelou em entrevista à Marília Gabriela.
Eu já tinha tacado pedra na embaixada americana, jogado bolinha de gude para derrubar os cavalos da polícia na Avenida Rio Branco, corrido da polícia na passeata dos cem mil, assistido inúmeros comícios relâmpagos feitos por outros jovens como eu, Franklin Martins (se lembra do Padre Vicente no Colégio Zaccarias?), Jean Marc Von der Weid, Luís Travassos, Vladimir Palmeira e tantos outros.
Mas só vim a conhecer o José Dirceu pessoalmente em 2001.
Ele com certeza não se lembra... mas eu lembro a ele!
No início daquele ano o Canadá havia embargado a carne "processada" exportada pelo Brasil para aquele país. Uma merreca! 
O que faz o José Dirceu?
Em nota publicada no jornal O Estado de São Paulo no dia 05 de fevereiro o José Dirceu, então Presidente Nacional do PT, imaginem, propôs um “boicote à cadeia McDonald´s" no Brasil!
Uma tremenda sandice e irresponsabilidade, o que não é novidade partindo do José Dirceu.
Tive que explicar para ele que isso significava o boicote a trabalhadores brasileiros, franqueados brasileiros, fornecedores brasileiros (100% da carne utilizada pelo McDonald´s Brasil vinha de fornecedores brasileiros), entidades beneficentes brasileiras, etc. etc.
Lembrou agora Zé?

A Censura dos Bocudos

Pois é! No dia 13/9 passado, nove anos depois, o José Dirceu, em Salvador, abriu a boca pra falar besteira novamente e disse que:

"O problema do Brasil é o monopólio das grandes mídias, o excesso de liberdade e do direito de expressão e da imprensa".

O bocudo do Zé Dirceu não me surpreendeu, pelos motivos expostos acima, mas pegou de surpresa até os petistas.
Alguns dias depois José Dirceu levou um cala a boca de André Vargas, secretário de comunicação do PT.
Vargas, que é conhecido para os íntimos como "Bocão" (Não é implicância minha, podem procurar no Google) disse:

"O aconselhável é que todos nós, eu, qualquer dirigente do PT, o José Dirceu, falemos pouco, falemos menos ou não falemos de jeito nenhum. Se queremos ajudar a campanha, todos nós temos de falar o menos possível"

A Blindagem Fajuta!

Há meses venho dizendo aqui que a candidata Dilma Rousseff é uma caixa-preta!
Ninguém sabe o que ela pensa realmente e para onde vai levar o país (eventualmente) na hora que colocar a faixa de gerente (oops!), quero dizer de presidenta no peito. 
Dilma Rousseff é uma candidata sem preparo e sem empatia.
E não é só em termos de comunicação não!
Ao contrário de Marina Silva ou José Serra e do Plínio é visível sua falta de naturalidade na candidatura (na relação).
Ela sabe que é uma "fake" para usar o jargão da internet.
Pior, todo mundo percebe que ela é uma "fake" e que só está lá porque o Lula mandou!
Já conduzi o chamado treinamento de mídia (media training) para mais de uma centena de profissionais em mais de 11 países na América Latina e posso distinguir um "fake", um bom comunicador e um "limão" nos primeiros segundos. Dilma Rousseff é um limão "fake"... que vai virar uma limonada "fake"!
É esse desconforto com a parceira que faz com que o PT queira falar pouco, falar menos, ou não falar de jeito nenhum!
É por isso que ela foge dos debates!
É por isso que os marqueteiros afastam Dilma do contato direto com os jornalistas!
Blindar a candidata agora quer dizer... esconder a candidata!
Só fala atrás de um púlpito sempre acompanhada de perto pelos 2 papagaios de pirata de plantão José Dutra e José Eduardo Cardozo.
Fica atrás de um cercadinho à 2 metros dos jornalistas, responde à poucas perguntas, (provavelmente plantadas).
Os jornalistas são escolhidos à dedo de veículos de pouca expressão. Exemplo, "Folha do Turismo" (tiragem de 50 mil exemplares) e da "Folha Dirigida" (150 mil).
Tudo é planejado para evitar contato direto com jornalistas.
Acesso exclusivo por áreas isoladas, equipe de "batedores", segurança, enfim tudo para evitar a aproximação de jornalistas e que a candidata responda perguntas de improviso e embaraçosas.
Quando alguém fura a blindagem fajuta, na melhor das hipóteses a candidata diz que não sabia, ou que não vai comentar.
Na pior das hipóteses confunde fraude com fralda e também não comenta!

Portas Abertas Já!

Ao invés de apresentar sua candidata com transparência e abrir as portas (como o McDonld's faz) do seu programa de governo (que é outra caixa-preta) para o povo brasileiro o PT esconde sua candidata!
Eles sabem que se deixar a vovó falar... vai dar merda!
Outro dia Dilma escapou do cercadinho e surtou! Querem ver? "The real deal" o "making off" tá aí em baixo!
Atentem para o olhar, para o gestual, para expressão corporal.
Deve ser por isso que já teve ministro chorando!
É isso que vocês querem pra presidente?
Eu não! Aqui no meu condomínio não se elege nem síndica!
Todo mundo conhece uma síndica brava, zangada, pentelha e barraqueira assim... não é mesmo?

Agora enquanto isso, o outro boquirroto flex destila ódio e ressentimento... deixa pra lá ... sobre isso eu vou falar amanhã!



Nenhum comentário:

Postar um comentário