sábado, 18 de setembro de 2010

Temas malditos e cascas de banana!


Extrai o título deste "post" de um artigo publicado por Alfredo Sirkis no blog do PV (Partido Verde) em Junho deste ano.

Inclui o artigo no meu banco de dados de pesquisa porque me interessava acompanhar, do ponto de vista de comunicação, como certos temas sensíveis seriam abordados na atual campanha política.

Temas como orientação sexual, aborto, drogas, religião, violência contra mulheres, etc. tem sido abordados pela imprensa e por todo o espectro político de maneira ignorante, sem nenhuma sutileza e sempre carregado de preconceito e intolerância e dependendo do viés da campanha, com um único objetivo: Deturpar e desgastar as campanhas adversárias.

Confesso que eu mesmo, por pura galhofa, ou no calor da discussão, possa ter eventualmente abordado este temas de maneira desrespeitosa.

Mea culpa! Lamento e peço desculpas se por acaso alguém tiver se ofendido.

Não discrimino ninguém e desejo que todo brasileiro tenha pleno direito à cidadania.

Entretanto, acredito que o sistema democrático, ao contrário do sistema monárquico, foi desenhado para forçar os líderes políticos a prestar contas regularmente. Esta prestação de contas é feita a cada eleição através das campanhas políticas.

Portanto, acredito também que não somente é um direito, como uma obrigação de um candidato que presume representar um segmento do eleitorado, apresentar a exame público o passado e a vida de um adversário político.

Não existem "balas de prata". O que os americanos chamam de pesquisa de oposição (opposition research) não tem nada a ver com golpes sujos, mas sim, com o dever de um candidato a cargo público.

Pesquisa de oposição não presume uma campanha negativa, mas sim, um ensaio das faltas de um adversário político como legítimo representante de todos eleitores.

Por essa razão, fica aqui um alerta!

Nos últimos 2 dias tem sido divulgados na internet ataques questionando a orientação sexual da candidata que lidera as pesquisas. A forma do ataques é tão primária que só pode ser coisa de "aloprados". Petistas ou tucanos!

É uma armadilha, uma casca de banana, um autentico alçapão para captura de pássaros exóticos!

Essa tática não é nova e já foi utilizada formalmente (com resultados óbvios) na campanha de Gilberto Kassab à prefeitura de São Paulo em 2008.

Já vimos esse filme antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário