sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É A MENSAGEM, ESTÚPIDO!

Na mitologia popular, o avestruz é famoso por esconder sua cabeça na areia ao primeiro sinal de perigo.

A oposição não tem o direito de se assustar e passar os próximos 4 anos escondendo a cabeça na bunda do governo e ficar só na crítica pontual!

Oposição crítica e implacável é importante. Entretanto, mais importante ainda, é articular uma visão de país!

É hora de colocar um programa e uma proposta de governo alternativo ao que está aí! Os nomes vem depois!

Ingênuos são aqueles que pensam que Lula vai para São Bernardo do Campo estender os pés sobre a mesa em frente a TV e falar pra Dona Marisa:

"Galeeega! Traz duas branquinha pa nóis comemorá os gor du curíntia!"

A campanha para as eleições de 2014 começou em 2008 e o adversário será Lula de novo e "nos braços do povo"! O resto será figuração!

Se Dilma errar, Lula dirá que a culpa foi do preconceito contra as mulheres. Se Dilma acertar, Lula dirá que foi ele que acertou!

De qualquer maneira a oposição sabe quem terá que vencer em 2014! Terá que vencer Lula!

Em 2010, em um país em que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, e não consegue entender nem receita médica, o programa de governo de José Serra, finalizado em cima da hora, continha 57,924 palavras espalhadas em 280 páginas!

Um eleitor alfabetizado e funcional e com paciência de Jó, demoraria pelo menos 6 horas para ler o programa da oposição.

A oposição não teve mensagem ou pior não soube comunicar uma mensagem!

Em Agosto de 2014 serão outros 20,000 candidatos dividindo as mais de 900 horas do horário eleitoral gratuito e da exposição à mídia.
Esperar até lá é o equivalente a conceder a derrota antecipadamente!

Tão importante quanto um programa de governo é preciso uma mensagem.
Uma mensagem que não seja centrada em pessoas ou neste ou naquele partido!

A corrida do elevador entre o céu e o inferno demora uns 2 minutos. Neste espaço de tempo o eleitor ("o Ascensorista") consegue entender mais ou menos 160 palavras por minuto!

A mensagem deve estar focada no eleitor, entender as necessidades do eleitor, oferecer valor para o eleitor, de maneira diferenciada, regionalizada, e dar clara evidência para o eleitor acreditar!

A mensagem tem que ser clara, consistente, contínua, freqüente, curta, rápida e completa.

Você é a mensagem! Todo político da oposição deve articular e praticar a mensagem nos próximos 4 anos! É preciso praticar o discurso 24 horas, 7 dias por semana!

Comunicação são pessoas!

Tão importante quanto comunicar a mensagem é preciso envolver as pessoas!

A mensagem precisa transformar os eleitores em “embaixadores” da mensagem.

Criar uma rede “virtuosa” da mensagem!
Uma rede onde todos trabalhem em equipe e onde nenhum de seus membros se sinta sozinho!
A mensagem precisa ser regionalizada restabelecendo o senso de comunidade!

Nesta eleição ouvi muitas vozes... muitas mensagens!

Em 2014 espero ouvir muitas vozes... e uma só mensagem!

Demétrio Magnoli, entre poucos, estava certo, confiram!

2 comentários:

  1. OPOSIÇÃO? QUE OPOSIÇÃO? ESTA QUE AÍ ESTÁ, COM SERRA, AÉCIO, DEM E FHC? OU UMA OUTRA QUE TERÁ DE SER CONSTRUIDA NESSE CURTO ESPAÇO DE TEMPO? DEVERÍAMOS COMEÇAR UMA OPOSIÇÃO IMPLACÁVEL...ONTEM. PAULO SERRA, RIO.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Ronaldo, ficou evidente nesta última eleição que essa turma da oposição mostrou quanto eles são incompetentes. Esse tal de Serra é uma anta acompanhado do seu vice que não é cacique e mais um bando de bobalhões. O candidato deveria ser o Aécio e ponto.Vai chorar na cama que é um lugar quente.

    ResponderExcluir