terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Eu sou assombrado por águas!

O texto abaixo é do poema Haunted by waters, do filme A River Runs Thru It (1992) dirigido e narrado por Robert Redford.

Explica em parte 17 anos de minha paixão pela pesca e pela natureza e uma certa dose de nostalgia!

"Cada de nós aqui hoje, em algum momento de nossas vidas, irá olhar para alguém que é querido e que está em dificuldades e fará a mesma pergunta.

Nós estamos dispostos ajudar, senhor, mas o que, se é que existe algo, posso oferecer?

É verdade que raramente podemos ajudar àqueles que são mais próximos a nós.

Ou não sabemos que parte de nós podemos oferecer, ou freqüentemente o que oferecemos não é desejado.

E é assim, que aqueles com quem vivemos e devemos conhecer melhor, nos iludem.

Mas mesmo assim nós podemos amá-los. Nós podemos amá-los completamente, sem compreende-los completamente.

Agora quase todos que amei, e não entendi em minha juventude, estão mortos. Até mesmo Jessie. Mas eu ainda procuro por eles.

Claro que hoje eu estou muito velho para ser um bom pescador e hoje eu pesco nas grandes corredeiras sozinho apesar de alguns amigos acharem que eu não deveria.

Mas quando estou só na meia luz ártica do desfiladeiro, toda a existência desvanece-se em um ser de minha alma e das minhas memórias e os sons do grande rio Blackfoot e ao ritmo da contagem até quatro e a esperança que um peixe se levantará.

Eventualmente, todas as coisas se fundem em uma, e um rio corre através dela.

O rio foi cortado pelo grande dilúvio e corre sobre as rochas do porão do tempo.

Em cima de algumas rochas estão gotas de chuvas eternas, sob as rochas estão as palavras, e algumas das palavras são deles."

Eu sou assombrado por águas!

3 comentários:

  1. A pescaria, a poesia, são pretextos para fazermos mais leves os dias ruins e a vida dura de concreto e cal. pois que viva a poesia, a pesca, a conversa despretensiosa em frente a um copo de vinho, a amizade, o amor da mulher amada...

    ResponderExcluir
  2. Delícia de texto. Também sou assombrada por águas. Adoro. Pescava muito quando criança. Depois, a vida me levou pra outro rumo. Mas ainda gosto. E voltarei a fazer parte de um rio, ainda.

    ResponderExcluir
  3. Encontrando este testo, fui rever o filme!
    A cada vez que eu o revejo, a interpretação e o entendimento aumentam. Percebo, sem sobra de dúvida, que faço parte deste rio imenso e caudaloso,às vezes sereno, às vezes revolto, que é a VIDA! Agradeço pela sensibilidade da colocação do texto. Um abraço. Lídia

    ResponderExcluir