segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Águas de... Morte!

Millor Fernandes diria que " a memória do brasileiro vai só até a missa de 7° dia!"

C'est la vie! É a vida! A vontade divina! São frases usadas no dia-a-dia para aceitar resignadamente, que na vida, coisas ruins acontecem aparentemente, sem nenhuma razão em particular.

Fomos avisados em Santa Catarina, Angra dos Reis e Alagoas.

Somos avisados todos os anos, há séculos, pelas águas de março. Há registros de enchentes no estado do Rio de Janeiro desde 1711, nos tempo do Brasil colônia!

Crises não mandam avisos e se desenrolam com dinâmica própria e fora de controle. Portanto, enchentes não são crises! São eventos climáticos previsíveis.

A crise é não se preparar de maneira responsável. A crise é não ter planos de prevenção e de contingências. A crise é não dispor de equipes treinadas, protocolos de prevenção, e de logística para lidar com a tragédia anunciada!

O Estado existe para a realização do bem comum. Nós pagamos impostos para financiar o bem comum!

Cada vida perdida é um crime de responsabilidade de um Estado omisso, corrupto, despreparado, que não regula, que não fiscaliza, e que não age de maneira transparente.

É hora de procurar os culpados sim senhor! Em qualquer país sério a seqüência de tragédias climáticas teria conseqüências políticas graves.

Não se trata de "politizar a tragédia"! O Brasil está exposto ao risco de desastres naturais como qualquer outro país.

Nós brasileiros precisamos confiar que nossos governantes saberão agir com responsabilidade e de que estamos preparados para lidar com eventos totalmente previsíveis!

Em qualquer país sério, a oposição, o ministério público, e a sociedade civil responsabilizariam cível e criminalmente todos os políticos envolvidos na seqüência de tragédias, seja de que partido político for, por omissão, negligência, prevaricação e homicídio culposo!

Este não é o momento para bravatas, desculpas esfarrapadas, de auto confiança excessiva, de arrogância ou de ignorância. Esse é o momento para dar o exemplo!

É pau, é pedra, é o fim do caminho!


9 comentários:

  1. Para servir-se do Estado aí estão os patriotas do PT dando continuidade ao magnânimo exemplo de Lulla, o abusado do sindicato que estabeleceu "horário de expediente" do Presidente da República.

    Nessa cultura de chantagens e liberações de verba morremos todos um pouco a cada dia desses 8 anos pela força das circunstâncias e o sentimento de impotência ante a capitulação do Brasil no impasse do impeachment nos prostrou moralmente ao ponto de transigirmos em níveis impensáveis mantendo no poder secretários, ministros, prefeitos e governadores ineptos.

    É o custo da 'Erra Lulla' com o vigor máximo quando ceifa vidas em larga escala.

    Mortandade semelhante se verifica em totalizações mensais para as quais jamais haverá pesquisa oficial dando conta das vidas desperdiçadas em filas de atendimento do SUS no país inteiro prá resumir e ficar no óbvio.

    A bem da verdade, no óbvio, nós ainda nem chegamos perto.

    Abraço! Avante, está muito bom, Beto. rs

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo este é o retrato do descaso que existe neste pais, com esses políticos corruptos e incompetentes, que na maioria dos casos aproveitam de pessoas ignorantes para se eleger e na hora h nem aparecem, BOPE neles.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. E o resto de toco e todos sozinhos, tristezas , perdas e lágrimas se pode dizer que, felizes são os que perderam a vida, sim porque não terão que se reestruturarem moral e fisicamente. As dores físicas não serão páreos diante das mentais. As dores quando se somam também são como feixes que se vergam mas não se quebram, só o tempo irá preencher essa solidão mental que se forma. Pena do nosso povo, pena dos nossos POLÍTICOS por não perceberem suas responsabilidades, pois "Aquele que muito recebe, muito será cobrado"
    Leo Fernandes

    ResponderExcluir
  4. São quase 700 mortes contabilizadas. Na melhor das hipóteses, cerca de 3.000 pessoas diretamente envolvidas com os maiores problemas - a morte de parentes e as consequências dela decorrentes, que são incontáveis. O Brasil começa mais um ano de LUTO. Que vergonha para todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Nélio Roças
    Tomara que não tenha sido esse "O fim do caminho", e sim o começo do amadurecimento e da consciencia de que contra a "forte natureza" temos que nos curvar . E acima de tudo ter responsabilidade e discernimento na hora de escolher aqueles que se apresentam como opção para a administração de nossas cidades.

    ResponderExcluir
  6. E agora passamos vergonha nacional por assassinarmos, talvez, 700 pessoas de uma só vez por conta de nosso despreparo para tratar de prevenção e evacuação de localidades vítimas de catástrofes. Em se tratando de chuvas e enchentes, não colocamos o cadeado nem depois da porta arrombada.

    ResponderExcluir
  7. É tão certo o texto, que na Austrália choveu mais que na serra, numa área densamente povoada e morreram 19 pessoas. Aqui o descaso ceifou mais de 1000 vidas. Não sei sinceramente quem é pior: um governo que custa uma fortuna e é totalmente inoperante ou esse povo que aceita as maiores barbaridades com passividade bovina?

    ResponderExcluir
  8. Considerando que morreu muito mais gente na enchente da Serra do que na ditadura e que os assassinatos foram cometidos em nome da politicagem, não seria o caso da Secretaría Nacional de Direitos Humanos investigar e apontar os responsáveis ainda que em alguns casos os crimes estejam prescritos? Porque esse preconceito contra o povo pobre? Vai ter bolsa (balsa?) enchente vitalícia para os que perderam tudo e os sobreviventes do terror que ficaram soterrados ou isolados por dias a fio e passaram sede e fome? O congresso vai anistiar os responsáveis pela matança com certeza, mas tem que publicar os nomes dos sátrapas et caterva? Dá um blog? Abraços

    ResponderExcluir
  9. Porque que voce acha que chama RIO de JANEIRO?

    ResponderExcluir