quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Santos X Sarneys


Todos os grandes times de futebol, do Real Madrid no final dos anos 50, Botafogo e Santos no início dos anos 60, Ajax no início dos anos 70, Flamengo no início dos anos 80 ao Barcelona dos dias de hoje tem duas coisas em comum:

1) O talento individual e o brilho efêmero de craques inesquecíveis e 2) O jogo coletivo!

O jogo entre Barcelona e Santos nos trouxe uma lição de humildade! 

Nos fez lembrar que o sucesso sempre passou e sempre passará pelo coletivo!

No esporte, na família, na política e na vida!

No futebol existem nações! Barcelona, Corinthians, Flamengo, por exemplo, são nações! 

Mais do que o território, língua, religião, costumes e tradições o elemento dominante que forma o caráter dessas nações é a convicção de um viver coletivo! 

Cada cidadão dessas nações se sente como constituindo um organismo vivo, um grupo, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades.

O que o Santos e o Barcelona, Brasil e Espanha tem em comum? 

Os torpes Sarneys e os Zapateros! Isso mesmo, uma elite política e econômica que não pensa e sequer pratica o jogo coletivo!

O Brasil desde o descobrimento nunca foi uma nação. O Brasil sempre foi e ainda é um mercado e como tal, quem manda é a lei da oferta e da procura!

A justiça é branda, lenta e incerta! O legislativo legisla em causa própria! O executivo é reativo, não controla e não constrói o futuro!

O cidadão nesse mercado fica esperando as coisas acontecerem, ou se ajusta na expectativa de que algo aconteça!

No futebol ocupamos o 6º lugar entre as nações. Somos a 7ª economia mundial!

No coletivo ocupamos a 75ª posição no ranking do índice de desenvolvimento humano (IDH). A 56ª posição do índice de competitividade global no ranking do Fórum Econômico Mundial.
Somos o 114º colocado (entre 126 países) em desigualdade de renda. Somos o 9º colocado no ranking dos piores países com pior saneamento básico. Temos o 2º congresso mais caro do mundo.
O 53º posto no ranking da educação, atrás do Chile, Uruguai, México e Colômbia segundo a OCDE.

Parece simples mas não é! 

Por exemplo: Cada R$1,00 investido em saneamento básico representa uma economia de R$4,00 em gastos com saúde! Sabe quando cada brasileiro terá esgoto em seu lar? Pelo andar da carruagem daqui a 115 anos!

75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, e não consegue entender uma receita médica! Sabe quando teremos educação de qualidade para todos? Só Deus sabe!

Mas eu tenho fé, sou brasileiro e não desisto nunca! Acredito que a bola não entra por acaso e que o gol é apenas conseqüência do jogo coletivo!

Eu sei como se faz um líder!

Um novo rosto que apresente uma nova visão de País! Uma nova realidade! Audaciosa, coletiva, alinhada, orientada para um futuro de qualidade e bem estar!

Que fale uma nova linguagem! Franca, empática, emocionante!

Que consiga uma nova articulação de nosso viver e bem estar coletivos! 

"Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure"

Somos 190 milhões em ação... prá frente Brasil! Salve! Salve!

Um comentário:

  1. E lá vai a bola chamada Brasil, eles chutam e a gente rola para todos os lados e quando entra na rede, o gol é “deles” outra vez e sempre! Misérias morais, físicas, sociais, tem de todas as cores e qualidades para dar e vender só que essa ninguém compra . Antes eu dizia um povo humilde e inocente, hoje nem tanto, um povo omisso e negligente isso sim! Governados por mercenários sem escrúpulos e pior com muitos e muitos aplausos esperar o que? Deus ajuda quem se ajuda....

    ResponderExcluir