quinta-feira, 8 de abril de 2010

Porque cidadania corporativa... agora?

“I would to God there were more ambition in the country. Ambition of that laudable kind, to excel.” - John Adams talking to Ralph Waldo Emerson.
A queda do muro de Berlim há mais de 22 anos trouxe o capitalismo de mercado para o cenário mundial. A desregulamentação e a retirada do estado de cena em todo o mundo industrializado e em muitos países emergentes, gerou uma nova ênfase no papel social a ser desempenhado pela iniciativa privada.
As empresas de hoje enfrentam novas demandas para se engajar em parcerias público privadas e enfrentam crescentes pressões para prestar contas não somente aos seus acionistas mas também aos depositários de suas marcas, como seus funcionários, consumidores, fornecedores, comunidades locais, formadores de opinião. legisladores, e a sociedade em geral.
O conceito antigo de filantropia e de "vestir a vitrine", a despeito da profusão de leis e códigos de conduta e auto regulamentação, das pressões regulatórias, e de um novo perfil sócio demográfico, falhou miseravelmente durante a crise que estamos vivendo, a pior na história recente.
A prova está em virtualmente todas as pesquisas de opinião que mostram que as pessoas acreditam que as empresas tem poder demasiado e que farão de tudo para aumentar seus lucros. Ainda mais agora, em meio à uma recessão mundial, economias destruídas, um mercado de ações que ainda não encontrou seu rumo e a incalculável perda de empregos, poupanças e esperanças.
A iniciativa privada tem uma oportunidade única para agir com maior transparência e coerência com suas convicções e praticar um novo entendimento e equilíbrio entre o interesse público e o privado.
A vantagem competitiva estará com aquelas empresas que desenvolverem agora novos modelos de governança para criar valor social.
Vamos todos assistir a seqüência do filme Wall Street que vem por aí... será que o personagem Gordon Gekko aprendeu a lição...depois de 23 anos de cadeia?
Para quem não viu o filme original ou não se lembra do famoso diálogo... segue aí embaixo.
“The point is, ladies and gentleman, that greed - for lack of a better word - is good.
Greed is right. Greed works. Greed clarifies, cuts through, and captures the essence of the evolutionary spirit.
Greed, in all of its forms, greed for life, for money, for love, knowledge, has marked the upward surge of mankind.
And greed, you mark my words, will not only save Teldar Paper, but that other malfunctioning corporation called the USA”.
Gordon Gekko - "Wall Street" (1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário