sábado, 10 de abril de 2010

Status Quo ou Inovação?

Quem dentre nós, no mundo dos negócios, já não foi confrontado com o dilema de ver as ações de nossas empresas andando de lado e precisando desesperadamente mostrar aos analistas de mercado e principalmente aos nossos acionistas um crescimento de EPS (earnings per share) "desejável", por exemplo de 15% a 20% ao ano? É pouco? Isso significa dobrar o tamanho de uma empresa em cinco anos!
Na maioria das vezes o modelo atual de negócios irá contribuir com a maior fatia do crescimento, entretanto, não será suficiente para atender todas as expectativas de crescimento sejam elas dos acionistas, funcionários ou fornecedores.
É aí que tem início uma enfase renovada na busca de maneiras de alavancar o crescimento através de esforços para o desenvolvimento de novos negócios.
E é aí que começa o dilema da inovação vs. o status quo!
Consultorias externas são contratadas, projetos lançados, equipes de trabalho são montadas, milhões de dólares investidos na busca da "bala de prata" da "disruptive technology" ou da "disruptive innovation" termos usados - segundo a wikipedia - na literatura de negócios para descrever inovações que irão melhorar um produto ou serviço de maneira inesperada pelo mercado, tipicamente por terem menor preço/custo ou desenhados para um outro tipo de consumidores. Veja 27 exemplos emblemáticos em: http://en.wikipedia.org/wiki/Disruptive_technology#Examples_of_disruptive_innovations
O problema reside no fato destas inovações terem um tempo de maturação longo, são difíceis de reconhecer e frequentemente começam como nichos ou pequenos mercados que não se comparam favoravelmente com o modelo de negócios estabelecido (mais lucrativo) na empresa, sendo racionalmente ignorados ou na melhor das hipóteses delegados através de aquisições de pequenas empresas ou "ventures" enquanto o foco permance na melhoria do modelo existente... no status quo!
Eu gosto muito de pensar em uma cultura nova... de crescimento sustentável, ou seja, de uma busca contínua de iniciativas que irá garantir novas fontes de crescimento quando as fontes existentes começarem a dar sinais de exaustão (ver estudo da McKinsey - The Alchemy of Growth)
Para isso é fundamental uma mudança de atitude. A metáfora do atleta de preformance que dá tudo de si para chegar em primeiro lugar precisa ser substituída pela metáfora do surfe onde não existe linha de partida... existem muitas ondas para pegar... praticar novas técnicas enquanto esperamos a próxima onda... desfrutar cada experiência... onde o importante não é chegar em primeiro lugar na praia... mas estar a frente do mercado!
Precisamos parar de falar "isso aqui... não funciona!" e começar a pensar "Como é que eu faço isso funcionar aqui!"
Por enquanto o status quo está ganhando da inovação por 3X1!
Fiz uma busca no Google e obtive 16.500.000 resultados para o termo "Status Quo" contra 5.690.000 para a palavra "Inovação"!
Com a palavra a indústrias fonográfica, cinematografica, fotografica, telefonia e mídia impressa entre outras!

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