sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Pique era Fernando Henrique!


Domingo passado dia 15 de Agosto publiquei aqui o texto "Quem não se comunica... se trumbica", antes de começar o "Hilário eleitoral gratuito".

No texto eu concluía que José Serra havia encontrado o tom de voz certo na entrevista do Jornal Nacional, uma semana antes, e que iria partir para o ataque!

Concluía também que a melhor estratégia para a Dilma Rousseff era a da defesa, afinal (e o mais apaixonado petista há de concordar) ela é tão ruim de comunicação que quanto mais ela se expõe na televisão pior para ela!

Foi o que se viu durante a semana que passou! Seja no debate 1º debate da Folha / UOL na internet ou na 1ª semana de propaganda na TV!

A blogosfera exala euforia e salto alto. O "já ganhou" é inevitável! Não me impressionam os comentaristas mais exaltados, partidários do "água morro abaixo" que cantam vitória antes do tempo e só encontram acertos na campanha "à la" Joãozinho Trinta de Dilma Rousseff.

Segundo a propaganda da candidata do PT estamos nos melhores dos mundos, tudo que acontece é para o melhor, no melhor dos mundos possíveis e que com Dilma, tudo irá às mil maravilhas". Nada mais enganoso... e perigoso para a campanha do PT!

Se esquecem os áulicos, que 4 em cada 10 brasileiros, ainda não têm resposta para a pergunta espontânea "em quem você vai votar?" E por uma razão simples: Esta importante parte do eleitorado ainda convive no seu dia-a-dia com todos os horrores, infortúnios, desventuras e desigualdades que assolam o povo brasileiro.

Quem esperava por um milagre, uma "bala de prata" um tsunami, ou até mesmo encontrar Jesus Cristo na campanha de José Serra deve ter se decepcionado.

Mas a campanha de José Serra encontrou o tom de voz certo e possível e está falando para estas pessoas e o que é mais importante ainda... com estas pessoas! Elas sabem a diferença entre a propaganda e a sua realidade!

Para José Serra a campanha é " fogo morro acima" e uma corrida contra o tempo. Sua campanha tem que reduzir e conter a vantagem da candidata petista nas pesquisas na faixa de 8 a 9 pontos na média das pesquisas com campo a partir de 13 de Setembro para levar a eleição para o 2º turno. Caso contrário "a vaca vai pro brejo"

Mas como diria a bisavó de um conhecido meu "prudência e canja de galinha, nunca fizeram mal a ninguém"

Em 1985 Fernando Henrique Cardoso (foto acima) sentou na cadeira do prefeito de São Paulo antes do tempo. Naquela campanha e contra os prognósticos das pesquisas Jânio Quadros venceu de virada e na boca da urna com 4% de diferença. Ocorreu algo que os especialistas explicam hoje como "efeito de saturação".

Ao tomar posse Jânio desinfetou a cadeira de prefeito e disse " Desinfeto porque nádegas indevidas se sentaram nela."

Ao contrário da campanha "salto alto" de FHC, repleta de celebridades e do tipo "já ganhou" a campanha de Jânio não era nada glamurosa... e deu no que deu!

Como poderia dizer Jânio Quadros, se fosse vivo, " a arca de Noé do PT ainda corre o risco de ficar sem Noé, sem a arca... e só com a bicharada aloprada!

Para os que não eram nascidos em 1985 aí vai um exemplo da campanha de Jânio Quadros! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário