terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que está em jogo!


A jornalista Eliane Catanhede em sua coluna da Folha de São Paulo do último domingo intitulada "Banho de água fria" explicitou muito bem o que está em jogo nestas eleições:

"A pesquisa Datafolha é um banho de água fria no PSDB. Serra vai entrar no horário eleitoral gratuito, daqui a dois dias, com oito pontos atrás de Dilma. E Aécio corre o sério risco de perder sua principal trincheira: o governo de Minas. A dúvida é se o partido resiste à eternidade de 20 anos na oposição - 8 de Lula, 4 de Dilma e mais 8 de Lula a partir de 2014."

A pesquisa do Ibope de ontem à noite indica que esta diferença teria aumentado para 11 pontos.
Enquanto os analistas se debruçam sobre as pesquisas tentando decifrar os números como se fossem a pedra filosofal do Harry Porter ou dos antigos alquimistas, as cartas de tarô de Mlle. Lenormand, ou as linhas da mão da lendária cigana Sandra Rosa Madalena cantada em verso por Sidnei Magal eu tenho a dizer o seguinte:
Há exatos 2 meses, no dia 17 de Junho, no texto "O Getulismo, o Lulismo e o roubo do nosso futuro!" publicado neste blog eu antecipava que o que está em jogo nestas eleições não é a eleição da primeira mulher à presidência, mas sim de um projeto de poder, não de um partido, mas de um homem, de Lula!
"O buraco é mais embaixo" e volto ao "buraco", quero dizer, ao tema mais em embaixo!

A pré campanha!

O que aconteceu até agora foi a pré campanha. O crescimento esperado de Dilma foi de grão em grão como a galinha que enche o papo.
A tal "máquina política" é isso aí: um vereador aqui, outro ali, lideranças locais pelo Brasil afora etc. Um grãozinho aqui outro acolá. Uma nomeação aqui, outra acolá. É a especialidade do franciscano PMDB "É dando que se recebe"!
Soma-se à isso, o "grãozão" do apoio do grande "malandro."
Além da imprensa que sempre adora o vencedor, outro fato que explica o crescimento tem a ver com a inédita e inescrupulosa política de ocupação e instrumentalização das principais estatais como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, etc.
Estas, seja pela implementação de programas dirigidos à população de baixa renda, para fins eleitorais, ou pela massiva propaganda "panglossiana" que objetiva criar uma falsa sensação de bem estar. A sensação de bem estar é falsa sim! 
Apesar de todos os horrores, infortúnios e desventuras que ainda assolam o povo brasileiro, segundo a propaganda oficial, estamos nos melhores dos mundos, tudo que acontece é para o melhor, no melhor dos mundos possíveis e com Lula, tudo irá às mil maravilhas".
 

O Brasil mudou!

Antigamente, era mais fácil para "o sistema". O domínio das lideranças locais no interior, no Nordeste, nos grotões de Minas e alhures, o medo do comunismo, a força da Igreja Católica, o jeito agressivo do PT. Hoje, quem tem medo do PT? Quem tem medo do Lula? Lula é o grande "malandro". Leiam este trecho de um discurso na FIESP:

"Eu hoje reconheço e admiro o Delfim Netto como uma das pessoas mais extraordinárias e inteligentes que esse País já teve", afirmou. "Nos momentos mais difíceis do meu governo, ele poderia ter escrito artigos me esculhambando, dizendo "tá provado que operário não saber governar mesmo, tem que voltar a comer marmita no bandejão, que é o que sabe fazer". Ele fez os mais extraordinários artigos defendendo a mim e defendendo a política econômica do governo, mesmo quando alguns companheiros do PT criticavam a nossa política econômica".

Política econômica de quem cara pálida? Do FHC?
Mas hoje, como diria um amigo meu: "Almoçar com o Lula deve ser mais divertido do que almoçar com o FHC"... e muito mais lucrativo diria eu!

A campanha começa!

A campanha começa e os números do Datafolha na parte espontânea, mostram que:

" É importante ressaltar porém que expressivos 43% ainda não sabem dizer, sem o estímulo do cartão, o nome do candidato em quem pretendem votar na próxima eleição."

O horário eleitoral é mais uma jabuticaba!
Mais uma excrescência do política brasileira cujo único objetivo é nivelar por baixo todos os candidatos. Se tivéssemos candidatos com ficha limpa, voto facultativo, voto distrital puro e propaganda livre e paga e auditada pela receita federal, o povo brasileiro teria melhores condições de fazer seu julgamento.
Mas não, agora estamos diante da arte dos "marqueteiros" dos teleprompters e das mesa de edição!
Existem 3 incógnitas:
Uma primeira incógnita é se com sua exposição dentro e principalmente fora do horário eleitoral gratuito, Dilma se trumbica! Afinal em termos de comunicação, Dilma é um limão que ainda não virou, nem vai virar... limonada.
A torcida é para que ela se trumbique!
A segunda incógnita é se José Serra deixa de lado o "bom mocismo", seu "sorriso de aeromoça" e o "politicamente correto", que é uma maneira de não falar nada, e parte pra cima! Afinal perder por 1, de 11 ou de 13 é mesma coisa!
A terceira incógnita é o comportamento e a performance de Marina Silva. Marina precisaria deixar de lado sua compaixão e moderação e mostrar efetivamente que é uma opção verdadeira à cabeça desenvolvimentista dos dois candidatos à sua frente, do crescimento a qualquer custo!
A Holanda virou um jogo ganho e mandou a seleção brasileira pra casa antes do tempo.
A analogia é boa, mas se ninguém pedir a bola e chamar a responsabilidade para si, se o "status quo" permanecer, a ejaculação precoce dos petistas é inevitável. Não haverá como evitar o "já ganhou". E se o jogo não começar a virar, ninguém segura a histeria e a derrocada final.

O Buraco é mais embaixo!

Quando eu li o plano Brasil 2022 preparado por pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, a pedido de Lula e que pode ser acessado e comentado no site da SAE pensei aqui com meus botões:
Êpa! "Estão premeditando o breque"! 
Porque usar um prazo tão curto - 12 anos - na vida de um país?
Porque um plano chamado Brasil 2022?
Ora, porque em 2022 estaremos celebrando o bicentenário de nossa Independência responderiam os mais inocentes e beatos!
Um legado para a pátria!

"Ora Bolas!!... teria dito a rainha... se eu as tivesse seria rei!
Na cabeça de um político com alucinações maníacas, planejamento estratégico é projeto de poder!
Na cabeça de Lula ele já não está mais competindo com FHC... ele quer ser maior que Getúlio Vargas!
Getúlio Vargas foi presidente da república do Brasil por 18 anos e meio divididos em dois períodos.
Lula também quer governar por dois períodos separados pelo mandato tampão de sua marionete!
Ah! Se tivéssemos uma constituição "chavista"... não teríamos este trabalho todo... né?
O plano original era o Zé Dirceu, não deu! Então, o Francenildo Palocci, não deu! Então o Aécio no PMDB, não deu também! Então se não tem tu... vai tu mesmo! Vamos de poste!
Ora, como disse a jornalista Eliane Catanhede, ganhando Dilma, Lula voltaria ao 3º andar do Palácio do Planalto em 2014, para só sair dali oito anos depois, em 2022 (mera coincidência com o nome do plano?) completando 20 anos de poder!
Outra coincidência! Getúlio tinha 69 anos quando se elegeu em 1951. A mesma idade que Lula terá em 2014!
Lula teria dito que o Brasil é um país que tem pouco tempo de democracia e que a alternância de poder é muito importante!
É mesmo? Ué? Não foi o Lula que disse que mudou de nome e será Dilma na cédula de votação? Não foi a Dilma que na convenção do PDT lembrou a trajetória de Getúlio? ”Nós podemos dizer hoje que somos a continuidade desse processo”!
Não há democracia que resista! E se as coincidências não pararem por aí, Lula corre o sério risco de ter o mesmo fim trágico de Getúlio!
Vocês podem achar que eu (como o Lula) estou alucinando e afirmar que tudo isso não passa de uma vã teoria da conspiração sem nenhuma base científica. Pode ser! Não sou nenhuma Sandra Rosa Madalena, mas na minha opinião Lula vai para São Bernardo (Getúlio ia para São Borja) de olho em 2014!
Vocês tem 3 eleições pela frente para me desapontar e provar que eu estava errado... ou cantar junto comigo o sambinha de Adoniran clicando no link aí embaixo!

Um comentário:

  1. Concordo em gênero, número e grau amigo. Inclusive postei artigo em meu blog afirmando que Lula é um Getúlio. Sem UDN. http://bit.ly/djuIIH. Pobre Brasil...

    ResponderExcluir