segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Coração de peregrino


Fiz centenas de amigos virtuais durante 2010 e reencontrei amigos reais com quem não tinha contato há anos.

Gostaria de poder agradecer a todos, pessoalmente, pela companhia generosa em mais esse ano de caminhada.

Como isso não é possível, eu vou compartir uma experiência real, e fazer dela minha mensagem para que todos tenham um Natal cheio de paz e amor e um ano de 2011 repleto de recompensas e alegrias e para que todos amigos se sintam abraçados por mim.

Há alguns anos, fiz a peregrinação a Santiago de Compostela.

Ao longo dos mais de 800km de caminhada vivi vários momentos importantes para mim.

Um desses momentos aconteceu no 4º dia da peregrinação. Após caminhar uns 12 km e depois de uma forte subida, cheguei completamente exausto ao topo da Sierra Del Perdón.

Esta para mim é uma das mais bonitas paisagens de todo o caminho de Santiago.

Olhando para trás eu via toda a linda cidade de Pamplona e mais ao fundo os Pirineus que eu havia cruzado há apenas 3 dias.

Lembro-me que fiquei muito feliz comigo mesmo por todo o caminho percorrido nos últimos 3 dias e me lembrei o quanto é importante nas nossas vidas a gente olhar para trás e sentir felicidade por tudo que já realizamos.

Olhando para a direita eu via uma auto-estrada com os carros passando em velocidade. Para a esquerda a vista é de um lindo vale com plantações de Oliveiras.

Meu coração se encheu de saudades das viagens de férias que fazia ainda criança nos anos 50 à cidade de Caxambú quando meus avós paravam o carro no alto da serra para que todos pudessem descansar e apreciar a paisagem deslumbrante de todo o Vale do Paraíba.

Acredito que na correria desta vida é sempre bom dar uma parada, levantar a cabeça, olhar em volta, admirar a paisagem e celebrar a vida, e aquelas pessoas que serão sempre muito queridas.

Olhando para frente entendi uma das mensagens do Caminho, pelo menos para mim.

Todos nós estamos percorrendo um caminho.

Felizes são aqueles em paz com seu passado, alegres com seu presente e esperançosos com seu futuro.

Feliz Natal! Um grande 2011 para todos!

Um comentário:

  1. Grande mestre, grato por dividir conosco a experiência e o que aprendeu dela. Que muitos outros aprendizados ocorram no próximo ano e que o Natal seja da mais pura felicidade por comemorar o aniversário do Grande Homem.

    ResponderExcluir