quarta-feira, 28 de abril de 2010

O treinamento de mídia da Dilma e porque ela vai perder a eleição!

Ao receitar um "intensivão" de "media training" para a sua candidata à presidência da republica, o presidente Lula age como um médico que trata o sintoma da doença e não a doença em si!
Em primeiro lugar o "nosso guia" e "líder supremo" se esquece de um fundamento básico. Ele próprio demorou mais de 20 anos para construir sua imagem, sua relação com a imprensa e com as suas audiências... nós! O aprendizado custou a ele 3 derrotas até chegar ao "Lulinha paz e amor" para aprender a lição que não se fazem "amigos" nem candidatos às vésperas de uma eleição! E pior numa eleição o candidato é a mensagem e para piorar as coisas nesse caso a mensagem é a Dilma e não o Lula!
Em segundo lugar, com tantas empresas de assessoria de imprensa oferecendo o chamado “media training” não vou cansar a beleza do leitor com as técnicas em si mas lembrar que existe uma enorme diferença entre preparar um executivo para saber se conduzir em uma entrevista e a preparação de um candidato em uma eleição.
Qualquer executivo sabe que, para seus acionistas, pior que uma má imagem na imprensa, são resultados ruins no trimestre. Por essa razão investem milhões de dólares e anos a fio em pesquisa e desenvolvimento de produtos, em estratégias de mercado e em campanhas de propaganda milionárias, sem nenhuma garantia ou sequer esperança, no dia do seu lançamento, de que seu produto alcance uma participação de mercado sequer próxima a 51%.
Uma campanha política, em contraste, precisa fazer exatamente isso! Conseguir que o candidato tenha a preferência de 51 % do eleitorado no dia da eleição.
Os "marqueteiros" da Dilma partem em desvantagem e tem uma missão inglória. A Dilma não será perdoada por 4 razões fundamentais: 1) Não tem preparo; 2) Não tem empatia; 3) Não tem compromisso; e finalmente 4) Simplesmente não é interessante! Vamos lá!
1) Não tem preparo: Ao contrário do seu mentor e de seu oponente que dedicaram suas vidas à política e tem em seu currículo diversas eleições, mandatos e cargos públicos a Dilma é estreante e fazendo uma analogia com o futebol em tempos de Copa do Mundo... não é bem.. um Neymar... e nem está com essa bola toda! Preparo e experiência são essenciais porque sempre que ela falar as pessoas podem não sentir 100% de confiança no que ela estará dizendo. Se isso acontecer os eleitores irão perceber que José Serra sabe mais sobre o assunto e que está mais preparado para abordar qualquer tema seja de maneira formal ou informal.
2) Não tem empatia: Eu percebo que as pessoas não se sentem confortáveis com a Dilma. Esta aura de "gerentona"... de mulher mandona não ajuda muito. A Dilma investiu um tempo enorme da sua vida tentando aparentar invulnerabilidade, quando na realidade ela deveria aparecer mais humana, mais vulnerável e não tentar ser tão perfeita. Todos somos humanos. Não se leve tão a sério... Dilma... mas cuidado lembre-se que chorar "na ora da onça beber água" é uma contradição com essa imagem de durona que você gosta tanto!
3) Não tem compromisso: O nervosismo aparente é sintoma claro de que a Dilma não tem compromisso com a sua mensagem. Poucas pessoas sentem medo de falar quando acreditam no que estão dizendo. A Dilma aparenta não acreditar no que está falando, no porque ela está falando e pior... que se importa com o que ela está dizendo. Não sei se vocês já notaram mas no caso do Lula, seu mentor, o sintoma é claro e visível toda vez que ele desvia seus olhos do discurso preparado ou do teleprompter, para o alto! Oooops... Mentira!
4) Simplesmente não é interessante: A Dilma é uma "chata"! É muito difícil ser interessante porque ela não está comprometida com a sua mensagem e vice-versa. Ela se sente mais segura parecendo ser racional... apesar da chatice! Na iniciativa privada é parte do folclore o fato de que ninguém jamais foi despedido por ser um comunicador chato! Entretanto, os eleitores não irão perdoá-la se ela aparentar ser uma chata! O controle remoto e a memória seletiva são as armas dos eleitores contra comunicadores chatos!
Epílogo
No final das contas o candidato vencedor será aquele que conseguir demonstrar que é humano, que comete erros, que é vulnerável e imperfeito. Não é mesmo presidente? Que não se esquecer nunca que são os eleitores o que importa. Que conseguir que os eleitores torçam por ele ou por ela! Afinal os eleitores são como os candidatos. São humanos. Os eleitores só se importam com o que os candidatos tem a dizer se estes demonstram que se importam com eles!
E já que a Dilma decidiu reduzir, nas próximas semanas, o ritmo das viagens e usar o tempo livre para aumentar o número de sessões de "media training" sugiro a leitura do livro "You are the Message" publicado em 1989 por Roger Ailes, um mestre comunicador, e hoje chefão da Fox News. Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário