segunda-feira, 10 de maio de 2010

A faca de dois gumes...
 ou o tiro no Pé... T!
O uso de emoção em comunicação é uma faca de dois gumes! Quando a emoção é positiva e genuína não existe força de persuasão mais poderosa ou construtiva.
Mas quando a emoção é negativa ou mentirosa ela cria um muro entre quem envia e quem recebe a mensagem negativa. O uso da emoção positiva ou negativa em campanhas políticas não é diferente!
Nos próximos dias vamos ficar sabendo se o PT reincide na ilegalidade ou se persiste na burrice com sua "estratégia" esquizofrênica de comunicação do tipo "a mão que bate é a mesma que afaga". As inserções duplas de TV do PT até agora são uma burrice e mudam o ditado para "a mão que bate é a mesma que apanha!"
Lanterna na popa!
"Se os homens pudessem aprender da História, que lições ela nos poderia ensinar!", lamentou-se Samuel Coleridge. "Mas a paixão cega nossos olhos, e a luz que a experiência nos dá é a de uma lanterna na popa, que ilumina, apenas, as ondas que deixamos para trás". É bela a imagem, mas enganosa sua mensagem - pois a luz nas ondas que já ultrapassamos poderia nos tornar aptos a inferir a natureza das ondas à frente." - do livro "A marcha da insensatez" por Barbara Tuchman.
Aos estrategistas da comunicação do PT lembro um comercial usado pela campanha do então candidato do PSDB José Serra às eleições presidenciais de 2002.
Lembraram? Na época nosso líder supremo e então alvo do ataque negativo respondeu em Aracaju, diante de cerca de 30 mil pessoas, "não tem coisa melhor no mundo do que acreditar no novo". "Imagina se não houvesse sonho e esperança, a vida seria muito chata", disse o petista em resposta à atriz. "Possivelmente ela tenha medo das novas atrizes da Globo".
Pois é... né? Quem é o novo agora? O Serra ou a Dilma? Perguntar não ofende!
Comerciais negativos são táticas usadas ou por candidatos desconhecidos e novatos ou por quem está atrás nas pesquisas. São usadas para atacar o oponente. Seu principal objetivo é fazer com que o oponente responda. A medida do sucesso do ataque está na resposta ao próprio ataque e na escalada da resposta.
Como o candidato José Serra não caiu na armadilha porque aprendeu que a melhor resposta é não responder... os estrategistas do PT vão, como diria minha saudosa avó "dando com os burros n'água" ou "batendo em cachorro morto!"
Já falei no "post" abaixo que vencerá as eleições o candidato que conquistar corações e mentes com uma mensagem positiva, de esperança e convencer os eleitores de que ele... ou ela é MAIS Brasil!
"A burrice é a pior forma de loucura" já dizia Nelson Rodrigues.
Trouxeram o estrategista do Obama, o "especialista" da internet, mas esqueceram da mensagem repetida à exaustão... "Yes we can" ou do Martin Luther King “I have a dream!” e para falar nas emoções que tentam provocar pelo medo de retrocesso, as palavras do Presidente Franklin Delano Roosevelt, “The only thing we have to fear is fear itself”.
Ou como diria o JK "O otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errando!"

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