quarta-feira, 2 de junho de 2010

Avaré, 2 de Junho de 2010
Oi! Iara,

Espero sinceramente que esta te encontre a salvo e junto a todos a quem você ama.
Todos nós brasileiros e amantes da paz acompanhamos com apreensão seu último gesto e aventura e recebemos com alívio a notícia de que você estava bem.
Como você deve saber estamos em ano de eleições presidenciais e escrevo estas mal traçadas linhas para te avisar que o Lula está querendo usar teu ativismo genuíno para fazer de você a mártir brasileira do processo de paz no Oriente Médio! Felizmente para você ele não teve sucesso na questão do martírio. Mas todo cuidado é pouco!
Segundo o Ciro Gomes "O cara" tá viajando na maionese!" Presumo que você, por estar ausente do Brasil há 21 anos, não tenha votado no Lula. Nem sei se ainda dá tempo de você transferir teu título eleitoral ou se você vai querer se juntar a militância do PT e vir aqui ajudar na eleição da Dilma!
Mas uma coisa... você pode ter certeza. Por mais de 15" segundos você ficou mais famosa que o Dunga... em véspera da Copa do Mundo!
Aposto que teus filmes - quando passarem por aqui.- vão dar mais bilheteria do que o dele - "Lula - Filho do Brasil." Como cineasta, você vai reconhecer que não é lá muita vantagem. Mas aproveita a onda... Iara! Mas voltando ao assunto, tá todo mundo enchendo a tua bola e querendo conhecer mais quem é a jovem cineasta e ativista brasileira que assumiu os riscos de defender a causa palestina.
A busca do teu nome no Google deve estar "bombando"... com o perdão da má palavra!
Como muita gente por aqui não fala Inglês e ainda não tem Internet, pra não falar de outras coisa mais básicas como educação, saúde e segurança, etc. peço a sua permissão para usar esta cartinha e te apresentar pros meus amigos do facebook e meia dúzia de seguidores do meu modesto blog.
Peço também desculpas antecipadamente se eu cometer alguma injustiça. Vou procurar ser fiel ao que está publicado e disponível na rede e não vai aí nenhuma ironia... nem juízo de valor!
Gente! A Iara é uma baita de uma cineasta... já produziu o festival internacional de cinema de São Paulo de 1984 a 1989. Fez inclusive vários curtas e documentários. Entre eles "Synthetic Pleasures", "Modulations", "Architettura" e "Beneath the Borqa."
Não o sei como eles serão traduzidos no Brasil mas tenho receio que lá em Portugal eles podem até colocar no último o título "Por Debaixo do Pano."
Abre o olho Iara! Vai explicar o que é Borqa lá no Afeganistão... não é mesmo?
A Iara não nega suas raízes nem a cultura brasileira basta dizer que ela criou não só uma produtora, mas uma fundação também! E batizou ambas... pasmem... de "Caipirinha!" É isso aí mesmo, coisa de brasileiro criativo...ver http://www.caipirinhafoundation.org/
Garanto que nem o Lula, no auge de suas alucinações, jamais ia imaginar de por esse nome na fundação dele.
Gente do céu! A Iara viajou o mundo todo e com certeza usando linhas aéreas bem mais seguras que o barco da flotilha da paz interceptado pelos israelenses!
Aposto que o teu passaporte americano tem mais carimbos que o meu!
A Iara morou no Irã em 2008 e apoiou diversos programas de intercambio cultural entre aquele país e o ocidente.
Durante sua estada no Irã, a Iara também trabalhou com ONGs americanas voltadas para a diplomacia pacífica entre o Irã e os Estados Unidos.
Entre outras realizações naquele país, a Iara produziu um "vídeo clipe" para o rapper iraniano Hichkas intitulado (ué? lá tem rapper também?) "Ye Mosht Sarbaz" que em Inglês quer dizer "A Bunch of Soldiers" ou "um Punhado de Soldados" em Português.
A Iara até já filmou um depoimento da ativista de direitos humanos e advogada iraniana Shirin Ebadi, Premio Nobel da Paz de 2003.
Vai ver a Dra. Ebadi não estava lá em Teerã durante a recente visita do Lula, ou estava com a agenda cheia, ou talvez não tenha dado mesmo pro Lula visitar ela porque ele estava mais ocupado abraçando o Ahmadinejad! Vê se pode?
Ainda em 2008 a Iara criou a campanha "Make Films Not War" fruto de sua experiência quando morou no Líbano em 2006 - justo durante a campanha de bombardeios de Israel naquele país no mesmo ano. Um tremendo azar ou até mesmo uma tremenda coincidência! (mas que tremeu... tremeu!)
Daí seu engajamento no apoio a população civil de Gaza! Nada mais coerente!
Para realizar seu mais recente e ambicioso projeto um longa metragem ainda a ser lançado nos Estados Unidos chamado "Cultures of Resistance" ou "Culturas de Resistência" a Iara viajou durante mais de dois anos e esteve em todos cinco os continentes.
Não é mentira minha gente! Quem quiser pode ir lá no site dela e checar! www.culturesofresistance.org/film
Só para facilitar eu traduzo para vocês. Depois vejam o trailer e comprovem a coragem da Iara para mostrar o mundo... (e o Brasil) como ele realmente é!

"Sempre em busca de um gesto, uma música, uma dança que pudesse ser usada como "arma de guerra". Esteve no Mali onde a música dos Tuaregs brota no deserto, em Burma onde os monges budistas na melhor tradição de Ghandi (sic) enfrentavam a ditadura. No Brasil onde os músicos vão de encontro às favelas e transformam armas em guitarras, terminando na Palestina onde a fotografia, a música e o cinema dão voz à aqueles que raramente são ouvidos." "Culturas de Resistência" explora como a arte e a criatividade podem ser a munição na batalha pela paz e pela justiça"



E Iara não para por aí não gente! A moça é poderosa! Mas acima de tudo ela é uma filantropa!
A Iara, seu marido e toda a família apoiaram generosamente a Amostra Premiére Brazil no MoMa de New York (museu de arte moderna) que é presidido pela sua cunhada, Agnes Gund.
"O evento que aconteceu durante o mês de Julho de 2009 contou não só com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Consulado Geral do Brasil em Nova York mas também com a presença do embaixador Osmar Chohfi, Cônsul Geral do Brasil em New York, acompanhado de alguns dos seus competentíssimos colaboradores e do ator Cauã Reymond e outras celebridades, participando do almoço na Churrascaria Plataforma em Manhattan."
Pasmem... isso não é nada! A Iara faz parte do conselho de presidentes do prestigioso International Crisis Group - ICG, do conselho consultivo da National Geographic Society e é trustee (conselheira) da Pyongyang University of Science and Technology (PUST) a primeira e única universidade da Coréia do Norte cujo corpo docente é inteiramente formado por professores estrangeiros.
É pouco? Tem mais! A Iara é uma das responsáveis por levar a Filarmônica de Nova York à Coréia do Norte em 2008 no hoje famoso The Pyongyang Concert!
Para quem gosta de música clássica e ama a paz, como o Kim Jong-il, líder daquele país, devem ter sido 55 minutos inesquecíveis!
Iara, imagino que você deva estar cansada depois dos dias e momentos tão perigosos que você viveu esta semana. Por essa razão e em sua homenagem quero terminar compartilhando com meus amigos virtuais mais um vídeo seu que eu achei no YouTube.



Mais uma vez obrigado pela coragem de mostrar lá fora como o Brasil é aqui dentro!
Não esquenta! Dizem que a Dilma Rousseff é durona e briga com quem sacaneia o PAC. Ela vai ficar um pouco estressada com o lance do "luz para todos", mas acredite, ela já mudou muito com o tempo e agora sabe apreciar a diversidade de opiniões e o espírito desarmado do teu gesto de paz, amor e solidariedade!
Um grande abraço, tudo de bom e quando não estiver na sua casa de Nova York ou na de São Francisco ou viajando entre Osaka, Moscou, Singapura, Helsinque, Paris ou Budapeste aparece na chácara da represa aqui em Avaré. A casa é humilde mas é limpa... e é sua também!
Um forte abraço!

RONALDO

PS - Contei pra minha esposa da minha admiração por você.
Disse pra ela que se você fosse a minha esposa eu te chamava de Iara... A rainha das minhas águas!
No que ela respondeu: "Também... se eu me chamasse Marisa e meu marido fosse presidente ou tivesse US$1.6 bilhões no banco e fosse acionista da Kellog's eu fazia que nem o Lula... ia lá em Israel, servia uma caipirinha de lima da pérsia e fazia a paz entre os descendentes de Isaac e Ismael.
Ia ser olho no olho! Aposto que eu acabava com aquela disputa irracional e bíblica... em menos de 18 horas!
Ela disse também que se o teu marido fosse dela... mandava aparar as sobrancelhas dele. Segunda ela deve dar coceira danada! Beijos!

2 comentários:

  1. Ronaldão o nosso país é carente de idolos. Aqui as pessoas vão para porta da delegacia esperar o Adriano "Imperador" se apresentar para depor para ovacionar o cara como herói,o banbanban, imagine você este cidadão ser chamado de Imperador.Então, quando aparece uma pessoa que toma uma atitude como a Iara, nos temos que aplaudir de pé, porque estas pessoas estão ficando escasso nos dias de hoje aqui no nosso país tupiniquim.
    Gostei da sua iniciativa, muito bom.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ronaldo, todo mundo deveria ler sua carta pata saber quem é a Iara. Voce deu uma aula para nós ignorantes que estamos fora do Brasil. Beijos

    ResponderExcluir