quarta-feira, 21 de julho de 2010

A hora é essa!
Crescimento exponencial não existe por muito tempo em espaços e recursos finitos. Nós já ultrapassamos em 20% a capacidade de nosso planeta suportar o crescimento exponencial da população e da economia! Estamos em rumo de colisão com o desatre! O resultado será a continua perda de biodiversidade, mudanças climáticas incontroláveis, e a escassez de alimentos e de água. A hora de dizer basta e de mudar é agora!
Crescimento exponencial 
Diz a lenda de que o jogo de xadrez foi inventado por um antigo matemático hindu chamado Sessa (ou Sissa).
A lenda diz ainda que quando Sessa apresentou o jogo para o rei de seu país, este ficou tão contente que pediu a Sessa para nomear o preço e a recompensa por sua invenção.
Sessa era muito sábio e esperto, e pediu o seguinte ao rei:
Ele receberia 1 grão de arroz pela 1ª casa do tabuleiro, 2 grãos pela 2ª casa, 4 grãos pela 3ª casa e assim por diante, dobrando a quantidade de grãos a cada casa do tabuleiro.
O rei que não entendia de matemática, teria se ofendido por um preço tão baixo por uma invenção tão engenhosa e pediu ao tesoureiro da corte para fazer as contas e entregar a quantidade de arroz solicitada por Sessa.
Depois de uma semana de trabalho o tesoureiro retornou com os cálculos:

 

Seria impossível pagar a recompensa ao inventor. O tabuleiro continha 64 casas e se a quantidade de grãos dobra a cada casa a soma de todos os grãos no tabuleiro seria de: 18,446,744,073,709,551,615 grãos!
Uma quantidade inimaginável e que não existia nem nos estoques reais.
Para se vingar do inventor, que tentara enganá-lo, o rei disse a Sessa que além de contar cada grão o inventor teria que ser capaz de carregar sua recompensa.

O Tabuleiro de Xadrez

O total de grãos ilustrado por esse problema de análise combinatória que é apresentado aos alunos da 2ª séria do ensino médio é equivalente à 80 vezes a colheita anual de arroz do planeta - usando toda a terra arável do planeta - aos níveis de produtividade dos dias de hoje!

O teste do amendoim
Outro exemplo de como o crescimento exponencial pode nos levar a ultrapassar limites fisícos e finitos do planeta é o teste do amendoim.
Imagine comer 1 amendoim no 1º dia do mês, 2 amendoins no 2º dia do mes, 4 amendoins no 3º dia do mes e assim por diante. No 10º dia você teria que comer ½ kilo de amendoim. Se você continuar dobrando o consumo de amendoins a cada dia no 30º dia do mes você teria que comprar e comer 500 toneladas de amendoim!
No teste do amendoim as conseqüencias não seriam sérias porque lá pela segunda semana do teste você iria se defrontar com uma montanha enorme de amendoins e iria parar o teste!
Crescimento ou desenvolvimento
É muito difícil processar novas informações em mentes formadas para escutar somente informações conhecidas. Como por exemplo questionar o valor de mais crescimento ou até fazer uma simples distinção entre crescimento e desenvolvimento.
Crescimento significa aumento quantitativo, exemplo, o aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
Desenvolvimento significa progresso, aumento qualitativo, Como por exemplo, menores taxas de analfabetismo e pobreza, maior expectativa de vida, mais lazer, melhor qualidade ambiental, liberdade, justiça social e bem estar.
Para certas pessoas um mundo sem crescimento é impensável. Para essas pessoas o poder da tecnologia, o funcionamento do livre mercado, e o crescimento da economia são soluções para todos os problemas, inclusive para aqueles problemas criados pelo próprio crescimento. Estas pessoas tendem a negar e confundir os sinais de que já ultrapassamos nossos próprios limites.
Este tipo de atitude só tende a piorar o resultado final.
Outras pessoas acreditam no crescimento eficiente como forma de aliviar os efeitos do crescimento. São aqueles que defendem a redução do uso, a reciclagem e a substituição de recursos. Este tipo de atitude, ainda que necessária e bem vinda, ameniza o problema mas só adia o resultado final.
Um terceiro tipo de pessoas acredita que as mudanças só virão mudando as pessoas na estrutura de poder e comando, como no futebol, se não estamos ganhando... muda-se o técnico! Infelizmente e como no futebol o resultado será pessoas diferentes gastando mais tempo e dinheiro para perseguir os mesmos objetivos e produzindo os resultados que já são conhecidos.
A profecia auto-cumprida
23 anos depois de ser formulada pela Comissão Bruntland em 1987 a expressão "sustentabilidade" ou "desenvolvimento sustentável"  continua sendo mal interpretada e tão abusada que está a ponto de ser condenada à insignificância!
Para alcançar a sustentabilidade a humanidade precisaria simplesmente aumentar o nível de consumo dos mais pobres e ao mesmo tempo manter-se dentro dos limites suportáveis pelo planeta.
Ora, nenhum partido político moderno jamais conseguiu apoio para um programa que transfira riqueza para os mais pobres à custa ou sequer ao sacríficio do crescimento para os mais ricos e poderosos!
Imaginar que o mundo não tem limites simplesmente vai nos levar além dos limites e ao colapso.
Imaginar que os limites são próximos e iminentes mas que ainda temos tempo e que o ser humano é capaz de moderação, responsabilidade e compaixão, pode ser a solução!
Para isso e quando confrontados com qualquer escolha entre crescimento e desenvolvimento precisamos responder as perguntas: Crescimento do que? Para quem? A qual custo? Qual a necessidade real? Qual a maneira mais direta e eficiente para beneficiar aqueles que necessitam realmente? Quanto é suficiente?
Na hora de escolher seu candidato à presidência da república faça essas perguntas e mais... imagine qual dos 3 candidatos é capaz de moderação, responsabilidade e compaixão!

4 comentários:

  1. O que nos preocupa de verdade é o engessamento mental considerando a finitude dos recursos do planeta como se o planeta fosse estático.

    A dinâmica dos movimentos tectônicos não deveria ser relegada a plano menor.

    Evidentemente que tal processo se opera em largo período, porém, se observarmos com mais atenção constataremos uma aceleração de eventos indicadores de um período de culminância demonstrado claramente nas alterações do clima.

    A urgência, a meu ver, está na mudança do paradigma com maior decisão.

    A evolução tecnológica, sinal inequívoco de otimização dos recursos disponíveis, deveria ser doada junto com tudo aquilo que se costuma doar na atualidade pelos governos.

    O escândalo advindo do pânico gerado pela martelação de estarmos matando o planeta tem o seu papel, mas é hora de ampliarmos os conceitos e, com o auxílio das experiências pretéritas catalogadas pela ciência, notadamente pela geologia, operarmos segundo um regime de adaptabilidade mais sofisticado e, ao mesmo tempo, sendo mais éticos, não abrirmos mão de valores universais conquistados a tão duras penas e que hoje voltam a ser saqueados pelo reducionismo do controle populacional.

    Oxalá, estejamos todos, premidos pela apreensão ou pela dor, dispostos a romper com aqueles que se propõem a justificar a vida através do morte, alijando-os do processo decisório em prol da Lei de Progresso comum a todo o Universo.

    Meu respeito à sua nobre visão em suscitar o debate.

    Um abraço do Enio, Beto! ;)

    ResponderExcluir
  2. Alô Marques
    eu como ex-enxadrista fiquei na dúvida
    Eram grãos de arroz ou trigo?.
    e parabéns pelo blog.

    abraços
    karlos

    ResponderExcluir
  3. Eram grãos de arroz Karlos! Finalmente um leitor atento! Obrigado e corrigido!

    ResponderExcluir
  4. Muy ilustrativo Don Ronaldo. Sugiero humildemente reforzar el artículo mostrando a los legos cómo se identifica la nomenclatura exponencial en (!) y en dónde queda la tecla n! en las calculadoras actuales. Igualmente, mencionar cuáles aplicaciones Android, BB, i-Phone o i-Pad manejan el cálculo exponencial y mencionar cuáles son sus campos de aplicación (ahora de moda con la escala de terremotos Richter después de lo de Japón, así como en la matemática del cálculo de reacciones de fusión nuclear en cadena - caso Fukushima). Finalmente, si puede usted aterrizar con ejemplos directamente relacionados con el consumo no sustentable de agua o pastizales para producción agropecuaria y la generación exponencial de gases de invernadero por crianza de reses o fabricación de automóviles, tendría temas no para un blog, sino para un bestseller.

    Un abrazo enorme!

    ResponderExcluir