terça-feira, 3 de agosto de 2010

As mães de Esparta e as mulheres de Atenas!

Dilma Rousseff já foi “nomeada” pelo presidente Lula como “mãe” do PAC e "mãe" do programa Luz para Todos.
Nesse passado, dia 28, em Natal, Dilma se auto nomeou "mãe" do povo brasileiro”.
Dois dias depois, em Curitiba, Lula pediu votos para sua candidata e disse que daria “um talão de cheque assinado em branco” para a petista.
Convenhamos que para quem já deu cheque em branco até para o Roberto Jefferson, antes do mensalão, este tipo de afirmação não se trata necessáriamente de um elogio.
Mas já que colocaram a minha saudosa mãe, D. Carmen e minha mulher Eliane, no meio, e eu não quero Dilma como mãe, nem como amiga e muito menos como presidente do Brasil... vai aqui minha defesa das mães brasileiras.
Dilma Rousseff está mais para uma mãe de Esparta. Ela tem fama de durona e de ser muito aguerrida e de trocar favores por interesses. (Olha o PMDB aí gente!).
Para se ter uma idéia da combatividade de uma mãe de Esparta, sempre que seus filhos se despediam de suas mães para entrarem em combate, os soldados espartanos ouviam dessas doces mulheres a amorosa frase: "Meu filho, volta com teu escudo, ou em cima dele" (isto é, vitorioso ou morto!).
O papel desempenhado pelas mulheres na sociedade espartana, também tinha suas especificidades.
Em Esparta, as mulheres recebiam uma rigorosa educação física e psicológica. Além disso, elas participavam das reuniões públicas, disputavam competições esportivas e administravam o patrimônio familiar. (Olha o cheque em branco aí gente!).
Diz a lenda que Gorgó, a esposa de Leônidas, maior herói de Esparta, em certa ocasião, respondendo a uma mulher que perguntou a ela por que é que as espartanas eram as únicas gregas que mandavam nos seus homens; respondeu: "Ora, porque somos as únicas que parimos homens de verdade".
Em contrapartida, tanto minha saudosa mãe D. Carmen, bem como a minha esposa e mãe de minhas filhas, Eliane (que em grego significa sol, de beleza resplandecente), são típicas mulheres de Atenas.
Na cultura ateniense as mulheres privilegiavam o mundo familiar. A docilidade, a feminilidade e o carinho para com o pai e ao marido eram valores repassados às mulheres atenienses.
Chico Buarque sabia disso quando compôs os versos "Mirem-se no exemplo... daquelas mulheres de Atenas".
Hoje Chico Buarque apóia Dilma, a espartana. Mas há 34 anos, no auge do seu talento, as musas inspiradoras de Chico Buarque foram as mulheres e mães brasileiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário