terça-feira, 3 de agosto de 2010

Luzes, câmera, ação!

Começou ontem a campanha com a exibição no Jornal Nacional da cobertura do dia-a-dia dos três principais candidatos a presidência!
À exceção dos debates ao vivo, a cobertura da campanha pela televisão será a oportunidade dos candidatos se exporem e dos eleitores conhecerem os candidatos como eles são!
No horário eleitoral gratuito eles estarão devidamente "embalados" como um produto, protegidos pelos recursos do marketing político, dos teleprompters, das mesa de edição etc.
Imagino que por uma questão de justiça, com cada um dos candidatos, e para facilitar a gravação, cada emissora roteiriza cada inserção de aproximadamente 1 minuto em 3 seqüencias:
1) O âncora localiza o candidato +-10"; 2) O repórter dá uma breve explicação (situa o candidato) sobre o que espectador vai assistir +- 20" e; 3) A "mordida de som" ou seja o momento que o candidato aproveita para passar sua mensagem. Seus 20" segundos de fama!
Abaixo o resultado desta primeira inserção. Volto com minha avaliação ao final.

Dilma Roussef
José Serra
Marina Silva
Minha avaliação
Óbviamente a credibilidade de cada emissora de TV está associada à mensagem uma vez que a seleção dos 20" segundos de fama de cada candidato fica a critério dos seus editores. Outro fator a ser levado em consideração é a audiência de cada telejornal e de cada emissora. Uma coisa é o Jornal Nacional da Rede Globo. Outra coisa é... bem... é outra coisa!
A candidata Dilma Rousseff evita a "parede de microfones" e é retratada no ambiente fechado do comitê olímpico brasileiro (COB), do pódio, num trecho de sua fala um tanto artificial e vacilante, sobre o projeto de uma potencia esportiva e de uma potência social, tem um ligeiro "branco" e perde a oportunidade de falar sobre o tema de sua campanha, a continuidade do governo Lula. 
José Serra é retratado caminhando na rua em contato direto com o eleitor. Macaco velho, encara os microfones e vai direto ao ponto e tema de sua campanha "O Brasil pode mais" nas áreas da segurança, saúde e educação, etc.
Marina Silva é retratada também no ambiente fechado de uma empresa de reciclagem em Jundiaí. No dia da aprovação da lei de resíduos sólidos ela fala sobre incentivos e investimentos na área de reciclagem, redução e reutilização de lixo!
Hoje as campanhas devem ter programado pesquisas qualitativas com quem tenha assistido, perguntando quem ganhou, o que acharam, se mudou alguma coisa etc.
Aí está uma prévia do que veremos nos próximos 50 dias de campanha, além das inserções do programa eleitoral gratuito, e dos debates ao vivo.
Para mim o saldo final é de que o candidato José Serra mostrou naturalidade e preparo. A candidata Marina Silva falou sobre que todo mundo sabe e ninguém entende. Já a candidata Dilma Rousseff, deixou evidente sua falta de naturalidade com a candidatura e os petistas ansiosos e com saudades do Lula. 
O debate da Band
Nesta quinta feira teremos o primeiro debate na rede Bandeirantes. Ainda não é o grande teste, por  três razões: 1) Por não ser na Globo; 2) Pela hora; às 10h, terminada a novela, dezenas de milhões de brasileiros vão dormir. A população (especialmente os que trabalham) dorme cedo e acorda cedo e; 3) Porque coincide com a semifinal da taça libertadores, ou seja, aqueles que não forem dormir vão estar, pelo menos em São Paulo e Porto Alegre assistindo o futebol!
Ainda não resolvi se assisto o debate ou o futebol. Mas vou gravar o debate e analisar, de cabeça fria no dia seguinte, como aquelas dezenas de infelizes, que em troca de refrigerante e salgadinhos estarão dando sua opinião nas salas de pesquisa qualitativa espalhadas pelo Brasil. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário