sábado, 7 de agosto de 2010

Nada... pode mudar tudo!

Relutei muito para escrever sobre o debate da rede Bandeirantes por uma razão simples: Não houve debate!
No conteúdo, na forma ou simplesmente porque ninguém viu!
Minto, talvez uns 156,000 "opinion-havers", como eu, que gostam de analisar eventos de comunicação, que não torcem nem pelo Inter nem pelo São Paulo, e que não tinham nada melhor para fazer naquela noite gelada.
É menos gente que o total de eleitores de Macapá (360.614).
Provavelmente tinha menos gente assistindo ao debate que o total de todos os políticos do país: incluindo aí vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, governadores, candidatos, aspirantes a candidatos, seus parentes próximos e assessores, pessoas em cargos de confiança e outros apêndices supurados.
Debates de maneira geral não tem muita audiência. O que interessa é a cobertura da imprensa no dia seguinte ao debate.
Quem assistiu ao debate profissionalmente, buscando a "mordida de som", o "lead", perdeu seu tempo!
Foi uma chatice sem interesse, sem drama, sem brilho, sem frases marcantes. Portanto, quem disser que houveram vitoriosos ou perdedores estará mentindo. Quem esperava um debate que convertesse dezenas de milhões de eleitores foi no mínimo ingênuo ou inexperiente.
Por mais misteriosa que seja a escolha dos eleitores, uma coisa é líquida e certa: o resultado da eleição é um mosaico, um conjunto vasto de fatores. Um, dois ou três debates não podem "mudar tudo", só podem mudar... um pouquinho.
Assim também o sermão do padre Marcelo ou da bispa do Kaká, o jingle, o apoio de sicrano, beltrano ou fulano, o almoço em família na véspera da eleição, os preconceitos, etc. etc. cada um destes fatores pode contribuir com seu quinhão, mas nada por si só... pode mudar tudo!
Meu resumo em síntese:
Plínio de Arruda Sampaio - Patético! Um caso explícito de excesso de formação e falta de informação!
Marina Silva - Uma candidata verde, biodegradável e insustentável.
José Serra - Foi "politicamente correto", ou seja, não falou nada! Manteve o impasse e o status quo!
Dilma Rousseff - Revelou aquilo que todo mundo sabe. Seu despreparo, baixa credibilidade, ausência de empatia e a falta de naturalidade na candidatura. Enganam-se aqueles que pensam que é só uma questão de forma ou nervosismo de estreante.
Dilma simplesmente não é do ramo! É uma impostura e uma impostora!
Para mim o único fato novo deste debate veio da tecnologia.
Acompanhei os comentários de centenas de "tuíteiros" ao vivo. Confesso que morri de rir com o festival de abobrinhas e que rola até hoje na rede.
Outra grande novidade é que hoje qualquer cidadão pode colocar no ar sua própria versão do debate, editar seu próprio Jornal Nacional.
Quando você estiver lendo isso, a versão aí de baixo já terá sido vista, compartilhada e comentada por uma audiência superior à do debate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário